Estratégia de Marketing digital: o que fazer no primeiro mês?

estratégia para fazer marketing
Tempo de Leitura: 5 minutos

Quer começar de forma estratégica na internet, mas não sabe por onde começar? Se você já tentou postar nas redes sociais e não viu resultado nenhum é porque não fez uma estratégia de marketing digital. Pensando nessas pessoas que não sabem usar as ferramentas a favor das vendas, criei um passo a passo para você que quer começar do zero, seja uma empresa ou empreendedor que trabalha com marketing digital. Primeiro vamos entender alguns pontos.  

Qual é a responsabilidade do Marketing?

Primeiro você tem que entender o que é o Marketing Digital e o que ele faz por uma empresa. E isso precisa estar bem claro na sua cabeça: Qual é a responsabilidade do marketing digital?

O marketing digital é responsável por :

  • Geração de Leads: o marketing é responsável pela geração de leads, que são pessoas  interessadas nos  produtos e serviços da empresa.
  • Criar base de relacionamento: não basta só gerar leads, é necessário nutrir esses leads gerando conteúdo que eles gostariam de ler.
  • Fortalecer a marca: criando conteúdos relevantes, os leads vão entendendo o possível problema que podem ter, reconhecendo a marca, a empresa e sabendo onde buscar quando precisar resolver aquele “problema ou necessidade”.
  • Apresentar produtos e serviços: o marketing também tem o papel de apresentar conteúdos que solucionem a “dor” do lead para que ele vire um cliente.
  • Encaminhar leads para o comercial: o  marketing não é responsável por fazer a venda em si.  Nós direcionamos  o lead para o departamento comercial da empresa. Sendo assim, deve ficar bem claro entre ambas as partes – marketing e empresa.  

O que fazer no primeiro mês de estratégia de marketing digital :

Planejamento de Marketing Digital

Antes de tudo, é necessário planejar a sua estratégia de marketing digital e entender melhor o público alvo da empresa. Buscar de que forma as pessoas pesquisam a palavra-chave foco e traçar uma linha de raciocínio de conteúdos e linguagem para atingir este público. Essa é a primeira fase de todos os novos clientes aqui na EC2ELis Agência Digital. 

O planejamento tem um prazo máximo de entrega de 30 dias, isso porque nós acabamos fazendo inclusive, engenharia reversa na concorrência, entendendo seus fluxos de e-mail marketing, conteúdos em redes sociais e anúncios. 

Uma boa ferramenta para ajudar nesse processo de encontrar o público alvo é o Gerador de Personas da Rockcontent e Resultados Digitais. Essa ferramenta é bem simples, ela te dá perguntas para você responder, que vai te ajudar a descobrir qual a sua persona (público alvo).

Ainda na fase de planejamento, é a hora de verificar o conteúdo a ser gerado: 

Gerar conteúdo de interesse do público alvo

O conteúdo é rei! Por isso, para atingir o seu público é necessário um conteúdo que gere valor para essas pessoas.   Existem diversas ferramentas que podem auxiliar nesse processo de criação. Uma delas é o  Google Trends.  

No Google Trends  é possível avaliar a procura pela palavra chave. Nesta busca aparece as cidades com maior busca pelo termo digitado, as palavras chaves em ascensão, ideias que podem te inspirar para criar o conteúdo. 

E se por acaso, seu cliente ou empresa tiver vários serviços, através dessa ferramenta, você também consegue saber qual deles é mais procurado, quais cidades e estados eles são mais buscados. É no Google Trends que você avalia de que forma os usuários buscam os produtos e serviços da empresa, como essas pessoas realmente digitam.

Assim, você vai conseguir ter ideias para o seu cliente com base em dados específicos agregados a sua criatividade e olhar analítico. Desta forma, a estratégia de Marketing Digital estará embasada no que o próprio público está digitando no Google. 

Outra ferramenta que é possível fazer  busca pela palavra chave e encontrar ideias de conteúdo é o Ubersuggest. A ferramenta tem uma versão gratuita que já é possível fazer pesquisas diárias. Ao digitar a palavra chave, insira sempre mais um  termo para afunilar mais a busca,assim o resultado não será tão abrangente. 

O Ubersuggest consegue trazer matérias de blog mais bem ranqueados na busca do Google, ideias de conteúdos para as redes sociais, e ainda o valor do custo por clique caso você queira anunciar aquela palavra chave. 

Visitando a página das matérias que aparecem nos resultados de sua busca, surgirão muitas ideias, até sair uma Big Ideia. A ideia principal da marca, que irá gerar paixão. 

É o momento de saber de que forma será a linguagem da empresa nas redes sociais. 

De que forma a marca falará nas Redes Sociais

A empresa precisa ter uma característica de fala, ela precisa ter uma Brand Persona que é desenhada como a Persona. Uma característica própria de responder comentários e de usar os emojis.  As frases usadas precisam ter conectividade com a persona, é preciso ter uma identificação. 

Uma dica vip  é fazer pesquisas em sites de outros países, Geralmente, eles estão  bem à frente do que a gente aqui no Brasil.Mas, lembre-se que a pesquisa sempre é forma de inspiração e não para copiar.

E por último, mas não menos importante…

Definir o objetivo de cada Post

Você precisa definir qual será o propósito de cada post, como por exemplo: para gerar engajamento, compartilhamento ou para levar o seguidor para um link específico (o que chamamos de tráfego)? 

Isso precisa estar bem definido antes de começar, porque cada post precisa ter o seu propósito. Na gestão de rede social mensal o cliente também deve entender que o marketing cria determinados conteúdos para um objetivo em específico.

Quais os propósitos dos Posts nas Redes Sociais?

  1. Engajamento – Significa trazer engajamento no post.  Antes de correr atrás de milhares de seguidores, é preciso que uma porcentagem esteja engajada em seus conteúdos. Não adianta  fazer sorteio, apelar para ferramentas que são mal vistas pelo Instagram, para conseguir 10.000 seguidores e conquistar o tão querido ARRASTA PRA CIMA do story.  Quem irá clicar e arrastar para cima se você tem meia dúzia de gato pingado visualizando? Por isso, pense nisso!
  1. Conversão –  – Seja converter em  venda ou  gerar um novo lead para entrar nos fluxos de automação do Inbound Marketing, esse tipo de estratégia de marketing digital tem o objetivo de gerar listas de pessoas interessadas nos produtos e serviços.

Acredito que com tudo isso que eu falei ao decorrer dessa matéria tenha feito você entender que o marketing digital é muito mais do que um post em rede social. Por isso,  preciso fazer um planejamento, ele é indispensável. Não dá para falar algo na internet que você não tenha feito uma pesquisa aprofundada.

Principalmente se você é empreendedor e quer prestar serviços de marketing digital. E se esse planejamento não for feito, seu cliente  não vai entender como funciona o processo, vai exigir posts que saem do contexto do marketing, que são posts que vendem  o tempo inteiro. 

O cliente não estará integrado no processo e ele vai acabar cancelando por não ver valor nos serviços que ele está investindo. Além disso, quando não se tem um planejamento de marketing digital na fase inicial do projeto, o cliente acaba tomando muito o tempo da agência, com dúvidas diárias. 

Tudo precisa estar claro e alinhado entre agência e empresa para todos entenderem o seu papel dentro do projeto. O cliente se sente seguro quando vê as coisas andando de forma organizada.  

Deseja se aprofundar mais no assunto?

Acompanhe as aulas gratuitas da série Empreender e Marketing. Para ser comunicado das aulas de todas as terças-feiras feitas no perfil do Instagram da EC2Elis Agência Digital, inscreva-se neste link.

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