Quer começar de forma estratégica na internet, mas não sabe por onde começar? Se você já tentou postar nas redes sociais e não viu resultado nenhum é porque não fez uma estratégia de marketing digital. Pensando nessas pessoas que não sabem usar as ferramentas a favor das vendas, criei um passo a passo para você que quer começar do zero, seja uma empresa ou empreendedor que trabalha com marketing digital. Primeiro vamos entender alguns pontos.
Qual é a responsabilidade do Marketing?
Primeiro você tem que entender o que é o Marketing Digital e o que ele faz por uma empresa. E isso precisa estar bem claro na sua cabeça: Qual é a responsabilidade do marketing digital?
O marketing digital é responsável por :
- Geração de Leads: o marketing é responsável pela geração de leads, que são pessoas interessadas nos produtos e serviços da empresa.
- Criar base de relacionamento: não basta só gerar leads, é necessário nutrir esses leads gerando conteúdo que eles gostariam de ler.
- Fortalecer a marca: criando conteúdos relevantes, os leads vão entendendo o possível problema que podem ter, reconhecendo a marca, a empresa e sabendo onde buscar quando precisar resolver aquele “problema ou necessidade”.
- Apresentar produtos e serviços: o marketing também tem o papel de apresentar conteúdos que solucionem a “dor” do lead para que ele vire um cliente.
- Encaminhar leads para o comercial: o marketing não é responsável por fazer a venda em si. Nós direcionamos o lead para o departamento comercial da empresa. Sendo assim, deve ficar bem claro entre ambas as partes – marketing e empresa.
O que fazer no primeiro mês de estratégia de marketing digital :
Planejamento de Marketing Digital
Antes de tudo, é necessário planejar a sua estratégia de marketing digital e entender melhor o público alvo da empresa. Buscar de que forma as pessoas pesquisam a palavra-chave foco e traçar uma linha de raciocínio de conteúdos e linguagem para atingir este público. Essa é a primeira fase de todos os novos clientes aqui na EC2ELis Agência Digital.
O planejamento tem um prazo máximo de entrega de 30 dias, isso porque nós acabamos fazendo inclusive, engenharia reversa na concorrência, entendendo seus fluxos de e-mail marketing, conteúdos em redes sociais e anúncios.
Uma boa ferramenta para ajudar nesse processo de encontrar o público alvo é o Gerador de Personas da Rockcontent e Resultados Digitais. Essa ferramenta é bem simples, ela te dá perguntas para você responder, que vai te ajudar a descobrir qual a sua persona (público alvo).
Ainda na fase de planejamento, é a hora de verificar o conteúdo a ser gerado:
Gerar conteúdo de interesse do público alvo
O conteúdo é rei! Por isso, para atingir o seu público é necessário um conteúdo que gere valor para essas pessoas. Existem diversas ferramentas que podem auxiliar nesse processo de criação. Uma delas é o Google Trends.
No Google Trends é possível avaliar a procura pela palavra chave. Nesta busca aparece as cidades com maior busca pelo termo digitado, as palavras chaves em ascensão, ideias que podem te inspirar para criar o conteúdo.
E se por acaso, seu cliente ou empresa tiver vários serviços, através dessa ferramenta, você também consegue saber qual deles é mais procurado, quais cidades e estados eles são mais buscados. É no Google Trends que você avalia de que forma os usuários buscam os produtos e serviços da empresa, como essas pessoas realmente digitam.
Assim, você vai conseguir ter ideias para o seu cliente com base em dados específicos agregados a sua criatividade e olhar analítico. Desta forma, a estratégia de Marketing Digital estará embasada no que o próprio público está digitando no Google.
Outra ferramenta que é possível fazer busca pela palavra chave e encontrar ideias de conteúdo é o Ubersuggest. A ferramenta tem uma versão gratuita que já é possível fazer pesquisas diárias. Ao digitar a palavra chave, insira sempre mais um termo para afunilar mais a busca,assim o resultado não será tão abrangente.
O Ubersuggest consegue trazer matérias de blog mais bem ranqueados na busca do Google, ideias de conteúdos para as redes sociais, e ainda o valor do custo por clique caso você queira anunciar aquela palavra chave.
Visitando a página das matérias que aparecem nos resultados de sua busca, surgirão muitas ideias, até sair uma Big Ideia. A ideia principal da marca, que irá gerar paixão.
É o momento de saber de que forma será a linguagem da empresa nas redes sociais.
De que forma a marca falará nas Redes Sociais
A empresa precisa ter uma característica de fala, ela precisa ter uma Brand Persona que é desenhada como a Persona. Uma característica própria de responder comentários e de usar os emojis. As frases usadas precisam ter conectividade com a persona, é preciso ter uma identificação.
Uma dica vip é fazer pesquisas em sites de outros países, Geralmente, eles estão bem à frente do que a gente aqui no Brasil.Mas, lembre-se que a pesquisa sempre é forma de inspiração e não para copiar.
E por último, mas não menos importante…
Definir o objetivo de cada Post
Isso precisa estar bem definido antes de começar, porque cada post precisa ter o seu propósito. Na gestão de rede social mensal o cliente também deve entender que o marketing cria determinados conteúdos para um objetivo em específico.
Quais os propósitos dos Posts nas Redes Sociais?
- Engajamento – Significa trazer engajamento no post. Antes de correr atrás de milhares de seguidores, é preciso que uma porcentagem esteja engajada em seus conteúdos. Não adianta fazer sorteio, apelar para ferramentas que são mal vistas pelo Instagram, para conseguir 10.000 seguidores e conquistar o tão querido ARRASTA PRA CIMA do story. Quem irá clicar e arrastar para cima se você tem meia dúzia de gato pingado visualizando? Por isso, pense nisso!
- Conversão – – Seja converter em venda ou gerar um novo lead para entrar nos fluxos de automação do Inbound Marketing, esse tipo de estratégia de marketing digital tem o objetivo de gerar listas de pessoas interessadas nos produtos e serviços.
Acredito que com tudo isso que eu falei ao decorrer dessa matéria tenha feito você entender que o marketing digital é muito mais do que um post em rede social. Por isso, preciso fazer um planejamento, ele é indispensável. Não dá para falar algo na internet que você não tenha feito uma pesquisa aprofundada.
Principalmente se você é empreendedor e quer prestar serviços de marketing digital. E se esse planejamento não for feito, seu cliente não vai entender como funciona o processo, vai exigir posts que saem do contexto do marketing, que são posts que vendem o tempo inteiro.
O cliente não estará integrado no processo e ele vai acabar cancelando por não ver valor nos serviços que ele está investindo. Além disso, quando não se tem um planejamento de marketing digital na fase inicial do projeto, o cliente acaba tomando muito o tempo da agência, com dúvidas diárias.
Tudo precisa estar claro e alinhado entre agência e empresa para todos entenderem o seu papel dentro do projeto. O cliente se sente seguro quando vê as coisas andando de forma organizada.
Deseja se aprofundar mais no assunto?