Você contratou um CRM, mas ele não trouxe os resultados esperados? Isso é mais comum do que parece. E o motivo é simples: a implementação de CRM não se resume à ativação de uma ferramenta ela começa no processo, passa pela estratégia e só depois chega à tecnologia.
Na EC2Elis, utilizamos o RD Station CRM aliado ao Método PEACE para estruturar não apenas a ferramenta, mas todo o fluxo de vendas. Neste texto, você vai entender como uma boa implementação de CRM transforma a produtividade e os resultados do seu time comercial com um exemplo real de um Case de sucesso nosso.
O que é a Implementação de CRM?
A implementação de CRM é o processo de adaptação da plataforma às rotinas reais da sua equipe de vendas. Isso inclui:
- Diagnóstico do processo comercial atual;
- Mapeamento do funil de vendas e etapas;
- Definição de motivos de perda;
- Criação de regras de qualificação;
- Capacitação da equipe no uso diário da ferramenta.
Sem isso, o CRM vira apenas mais uma aba aberta no navegador, sem utilidade prática e sem retorno sobre o investimento.
A armadilha de “apenas contratar a ferramenta”
Muitas empresas acreditam que contratar o RD Station CRM resolverá seus problemas de vendas. Mas a ferramenta é apenas uma parte da equação, ela é apenas uma ferramenta e a estratégia quem realiza é um especialista!
Sem:
- Processo de vendas definido;
- Responsabilidades claras por etapa;
- Treinamento contínuo;
- Cultura de uso (essa identificamos sendo a mais desafiadora);
… o CRM se torna subutilizado, e os leads continuam escapando.
A diferença do Método PEACE
O Método PEACE é a metodologia oficial da RD Station que guia empresas em um processo estruturado para transformar o marketing e as vendas. E nós somos certificados para implementação desse método.
PEACE significa:
- Processo: Definição clara de etapas e responsabilidades do funil de vendas;
- Estratégia: Objetivos e métricas bem definidos;
- Ativação: Implementação da ferramenta e fluxos de trabalho;
- Cultura: Engajamento da equipe e uso no dia a dia;
- Evolução: Acompanhamento e otimização contínua.
Aqui na EC2Elis, utilizamos esse método para entregar uma implementação de CRM que funciona na prática e que traz resultado. Além de desenharmos todo o processo de vendas da empresa, implementamos, realizando reuniões one-a-one para culturalização da nova metodologia.
Benefícios de uma implementação de CRM bem-feita
São pequenos detalhes que torna a implementação validada. Alguns fatores bem realizados fazem o sucesso de um bom uso do CRM:
- Leads respondidos mais rápido e com abordagem padronizada: podemos dizer para a ferramenta quanto tempo um lead pode permanecer em determinada etapa, desta forma, o time comercial consegue se guiar da melhor maneira para não deixar lead para trás. Além disso, desenhamos scripts para cada etapa afim de padronizar a linguagem e comunicação da empresa.
- Acompanhamento visual do funil e dos gargalos: na mentoria pós implementação, conseguimos identificar onde estão ocorrendo os possíveis erros e ajustá-los semanalmente. Assim, de forma repetitiva, o time irá se integrando mais na nova rotina.
- Dados centralizados para decisões comerciais mais inteligentes: no CRM de Vendas da RD Station é possível analisar e entender quais decisões tomar em tempo real. Nessa parte, mentoreamos os gestores para que eles também se habituem na nova cultura de analisar esses relatórios.
- Mais previsibilidade nas metas de vendas: sabendo da quantidade de leads em cada etapa do funil, é possível já entender qual a previsão de faturamento no final do mês e assim tomar decisões rápidas.
- Redução de retrabalho e perda de oportunidades: nenhuma equipe de vendas se perde com um CRM bem implementado.
Como a EC2Elis implementa o RD Station CRM
É importante dizer que primeiramente vamos entender como funciona o processo de vendas do cliente e como podemos melhorar e adequar este processo ao método PEACE. Após essa avaliação iremos fazer todo processo que inclui:
- Criação ou reestruturação do funil de vendas
- Definição dos motivos de perda
- Cadastro de usuários e configurações iniciais
- Integração com o RD Station Marketing e/ou site
- Treinamento personalizado com equipe de vendas
- Acompanhamento estratégico por mentoria
E tudo isso respeitando a cultura, porte e metas da empresa. Nada de copiar e colar modelo pronto!
Contratar um CRM é o primeiro passo. Mas o verdadeiro diferencial está em como você implementa esse CRM, e quem caminha com você nessa jornada.
Um case real de transformação com CRM
Um de nossos clientes que já atuava no Inbound Marketing enfrentava um cenário clássico: leads gerados pelas campanhas eram considerados “ruins” pela equipe comercial. A verdade? Os leads não estavam sendo contactados no tempo certo e o processo de vendas era desorganizado.
Após implementarmos o RD Station CRM com acompanhamento semanal, tudo mudou.
A empresa passou a:
- Ter previsibilidade de faturamento;
- Aumentar o ROI das campanhas de mídia paga;
- Monitorar em tempo real o desempenho das equipes;
- Identificar gaps e apoiar vendedores com dificuldade;
- E ainda, facilitar a entrada de novos colaboradores, já que todo o histórico de negociação fica documentado no CRM.
Essa transformação não aconteceu da noite para o dia. Foram 8 meses de implementação, com:
✅ One-on-one com cada unidade e vendedor,
✅ Treinamentos personalizados,
✅ E reuniões semanais com os gestores às sextas-feiras para revisar os pontos críticos e planejar melhorias.
O resultado? Um time mais alinhado, uma operação previsível e uma cultura comercial centrada em dados, estratégia e resultado.
Se você busca uma equipe que entende de processo, tecnologia e resultado e que implementa de verdade, fale com a EC2Elis. Vamos estruturar juntos o seu time para vender com mais eficiência, clareza e escala.