O marketing digital em tempos de coronavírus (COVID-19) - EC2Elis Agência Digital

O marketing digital em tempos de coronavírus (COVID-19)

Tempo de Leitura: 5 minutos

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Eu recebi um artigo escrito pelo Neil Patel que achei não só importante como resolvi compartilhar com vocês este assunto sobre marketing digital em tempos de coronavírus. Se você é empreendedor vai se interessar. Sabe quem é o Neil? É co-fundador da NP Digital e Subscribers, chamado pelo Wall Street Journal um dos principais influenciadores da web e pela Forbes um dos 10 principais profissional de marketing. Neil é reconhecimento como um dos 100 maiores empreendedores com menos de 30 anos pelo Presidente Obama e um dos 100 maiores empreendedores com menos de 35 anos pelas Nações Unidas.

Pois bem, sabendo da influência do Patel, vou trazer algumas questões escritas por ele próprio e adaptado aqui para o Blog. Quis deixar claro sobre as opiniões que serão escritas ao longo desse texto, para não haver dúvidas que não se trata de uma ideia formada em minha cabeça e sim de um grande nome do mundo do marketing digital, mas que eu assino embaixo e ainda complemento. Mesmo eu não sendo tão importante assim, mas com certeza procuro fazer a diferença para todos que estão ao meu redor.

O que sabemos até agora dos impactos do avanço da COVID-19?

Todos nós já sabemos do avanço do COVID-19 pelo mundo e estamos acompanhando o estrago financeiro que vem causando nas bolsas pelo mundo a fora. Pensando em conter o avanço do novo coronavírus no Brasil, diversos governos estaduais estão adotando medidas drásticas.

A verdade é que ninguém sabe o que de fato vai acontecer nos próximos meses, mas sabemos que isso causou um colapso dos mercados de ações globais e pode acreditar, isso irá impactar em você também! Porém, temos como nos reinventarmos e aproveitarmos as crises para nos impulsionar.

Estima-se que, no total, o COVID-19 custará à economia global US $ 2,7 trilhões .

E não apenas as pessoas estão perdendo dinheiro, mas também estão perdendo tráfego e conversões.

O tráfego orgânico está abaixo e como entender melhor esse efeito no marketing digital neste momento?

Neil Patel comenta que por conta do Ubersuggest tem acesso a muitos dados. E analisou uma perspectiva global sem concentrar em nenhum país. Nesses dados são só incluídos sites com mais de 5000 visitas mês, pois sites com menos visitas podem ter variações drásticas de uma perspectiva percentual, mesmo quando não há problemas globais ou atualizações de algoritmos.

Na primeira semana de março houve uma queda de tráfego orgânico para a maioria dos setores que o Ubersuggest está monitoramento. Veja o gráfico compartilhado por eles:

Veja que o setor de viagens caiu mais de 40% enquanto outras cresceram.

E com alguns setores, como viagens, eles estão atualmente oferecendo grandes descontos, o que está ajudando a combater parte de seu declínio no tráfego. No geral, eles ainda estão vendo um enorme sucesso de receita.

Nós particularmente, analisamos o Google Analytics de clientes da EC2Elis Agência e comparando o período de 11/03 á 18/03 com a semana anterior, 03/03 à 10/03, houve uma queda na busca orgânica de:

  • -19% no setor imobiliário
  • -40% no setor de serviços academia
  • -27% no setor contábil
  • -12% em produtos de luxo para casa
  • Por outro lado o segmento de marketing digital e busca por agências digitais houve alta de 33%, conforme dados que temos acesso na ferramenta.

Então, o que isso significa em relação ao marketing e a sua empresa?

Seja medroso quando os outros são gananciosos, e ganancioso quando os outros são medrosos

Essa fala é do Warren Buffett e o uso dela no texto do Neil Patel quer dizer que você vai ver muitas pessoas dizendo que o mercado vai cair mais ainda e que devemos esperar. Mas após outras crises do passado o ensinamento foi que você tem que dobrar.

Você verá pessoas cortando gastos porque a economia está prevista para atingir US $ 2,5 trilhões e os especialistas estão dizendo que entraremos em recessão .

Você ainda verá investidores bilionários como Carl Ichan dizendo que o mercado tem mais espaço para cair e que devemos esperar que a liquidação tenha mais tempo.

Entretanto, o melhor momento para crescer é quando os outros não estão fazendo.

Durante uma crise econômica, você descobrirá que terá menos concorrência, o que significa que é mais fácil e rápido obter resultados. Inclusive nos custos por cliques de anúncios reduzindo o custo e aumentando o alcance.

Pense de uma forma mais ampla: se as empresas com capital aberto ou até mesmo com investidores, continuar em queda, elas terão dificuldade em pagar suas dívidas. Isso significa que algumas empresas vão quebrar ou ser socorridos por outras. Alguns podem reduzir custos o suficiente para pagar suas contas, mas a maioria, será tarde demais.

Isso significa que é menos concorrência para você no marketing digital em tempos de coronavírus!

Vamos exemplificar… Uma rede de academias que esteja em plena expansão, com investimento alto e tudo mais. E que poderia pegar o espaço do pequeno empreendedor. Nesse cenário de avanço do coronavírus, a expansão irá parar e muitas franquias poderão fechar. Novamente digo, isso significa menos concorrência para o pequeno e médio empreendedor.

Portanto, quando você vê seus concorrentes abaixando o seu investimento no seu marketing, o momento então é de dobrar o seu. Você pode não ver o maior retorno imediatamente, mas a longo prazo, verá.

É matemática: Toda vez que o mercado cai em 20% ou mais, leva aproximadamente 536 dias para se recuperar.

A medida que nos recuperamos de uma crise veremos o ROI (Retorno sobre o Investimento) de seus gastos com marketing subirem além da média.

Foto/Reprodução: Neil Patel

O que devemos aprender com o coronavírus e com o marketing digital nestes tempos?

Ainda bem que o Coronavírus vai passar em breve e ter um impacto mínimo na vida. Por enquanto, cumpra as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde).

O Neil sugere para lermos este artigo do Washington Post , pois descreve grandes simulações de como o Coronavírus se espalhará e o que podemos fazer para reduzir o impacto no mundo.

E quanto ao seu marketing digital em tempos de coronavírus, este é o momento para você dobrar. Não tenha medo quando os outros também tiverem medo. Faça o que Warren Buffett faz … seja ganancioso quando outras pessoas estiverem com medo.

E como está a sua empresa? Será que podemos ajudar neste momento? Eu tenho a absoluta certeza que sim!

O mundo é online e digital!

Vem conversar com a gente que teremos uma ideia genial para o seu negócio.

Obs: O Neil Patel liberou o relatório de ideias de palavras-chave no Ubersuggest , além de dados históricos de palavras-chaves. Um ação simples para ajudar as empresas com dificuldades financeiras.

Por favor, esteja seguro e, se possível, fique dentro de casa.

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