Trabalhar home office os 7 segredos - EC2Elis Agência Digital

Trabalhar home office: os 7 segredos

Tempo de Leitura: 6 minutos
Tempo de Leitura: 6 minutos

Se deseja escutar este texto sobre trabalhar home office, dê o play:

O avanço do empreendedorismo levou pessoas a quererem trabalhar home office.

Com relação a pesquisas recentes sobre trabalhar home office, um artigo da Harvard Business Review sugere que as pessoas que trabalham no mesmo horário comercial mas em casa realizam mais tarefas por dia. Isso significa que, muitos ambientes corporativos podem influenciar na produtividade do funcionário. O motivo pode ser muitos como: gestor, a equipe, o ambiente e etc.

O sucesso profissional para quem deseja trabalhar home office depende de vários fatores, mas o mais importante deles é ter processos para que você não se perca em suas tarefas. Com isso em mente decidi listar algumas atividades que realizo na minha rotina diária e semanal para que você que está procurando trabalhar em casa possa praticar desde já. Eu aprendi tudo isso sozinha e foi um processo doloroso. Sair de funcionária que sabia que ia ser cobrada para entregar o que me foi proposto por um gestor e passar a ser a minha própria gestora.

Aqui estão as melhores dicas que uma profissional de marketing digital poderia replicar para quem quer trabalhar home office:

1- Escolha o seu espaço para trabalhar home office

Trabalhar em casa te permite trabalhar no sofá, na mesa de jantar, no quarto debaixo do edredom mas acredite, essas não são opções que irão te trazer produtividade.  Quando se está em um ambiente com uma mesa e cadeira confortável, que tenha a sua agenda, livros e outros itens de trabalho, é muito mais fácil de você aprofundar mais e não procrastinar ou até mesmo produzir mais devagar as tarefas que devem ser realizadas naquele dia.

Trabalhar na sala de estar, onde tem livre acesso para todos da casa fará com que todos falem com você o tempo inteiro. E acredite, você irá dar um toque que está trabalhando e mesmo assim irão ficar bravos com você, dizendo que era só responder “rapidinho”. Acontece que essa pergunta no meio do expediente te desconcentra e faz o seu cérebro ter que começar do zero para continuar aquele raciocino. As interrupções atrapalham e isso já é algo confirmado por pesquisadores.

Um estudo publicado na Nature Communications pelo neurocientista Jan Wessel, com participação de pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Diego (EUA) e da Universidade de Oxford (Inglaterra), encontrou evidências de que o mesmo sistema cerebral envolvido em parar o movimentos corporal – como quando você está andando e encontra um buraco à sua frente – também é responsável por interromper o pensamento.

Resumindo, o mesmo grupo de neurônios que o ajuda a não cair no buraco, o faz parar de falar para prestar atenção a alguém que fala com você. O seu pensamento sai do eixo, precisando de tempo para retornar.

2- Uma mesa organizada é um dia produtivo para trabalhar home office

Não tenha muita coisa em sua mesa. E descarte agendas antigas, afinal, quantas vezes você chegou a abrir ela para ver alguma anotação? Eu pelo menos não fiz isso nenhuma vez durante anos. Geralmente, temos tudo em nossos e-mails. O sinônimo da palavra organização é produtividade! E se você é daquelas que insistem em dizer que se encontram na própria bagunça,  pode até ter um fundo de verdade porém influencia na produtividade mesmo assim.

Outra coisa é organizar os cabos e fios da mesa. Prenda-os debaixo da mesa ou no rodapé mas não deixe em cima e nem pendurados. Deixando na mesa apenas o necessário. Ninguém precisa de papeis, pastas, livros, que não são usados diariamente. Organize-os em uma gaveta ou prateleira.

3- Tenha um objeto na sua mesa ou próximo dela que você se sinta bem ao olhar trabalhando em casa

Já vi profissionais que gostam de colocar algum verde no local onde trabalham em casa. Pode ser uma planta no canto ou até mesmo em cima da sua mesa (cuidado com o tamanho do vaso). Eu amo plantinhas mas vou contar um segredo pra vocês. Na minha mesa eu deixo uma treasure case  do Tomorrowland 2017 a qual fui pela segunda vez para comemorar a lua de mel. Ela é uma espécie de caixinha de música com gavetinhas em seu interior. Esse objeto me remete a um lugar que eu amo e me faz bem! Além do mais, me motiva a trabalhar muito para ir em muitos festivais ainda. Então, isso é algo bem pessoal. Pode ser um porta retrato da família também.

Na sua mesa de trabalho tem que ter um objeto a qual você se sinta muito feliz em olhar!

4- Anote as tarefas e faça a sua agenda mensal, semanal e diária

A melhor hora do dia para pessoas que querem trabalhar home office é quando você vai riscando tarefa por tarefa durante o dia. Ter a sensação de dever cumprido é muito bom, não é mesmo? Mas para isso você precisa fazer uma rotina de tarefas. Eu achei sensacional a agenda que a Resultados Digitais deu de presente para os parceiros no dia do RDpartners no RDSUMMIT 2019. A agenda que a EC2Elis ganhou é toda dividida por dias da semana e tem espaço apenas para você fazer tópicos. Ela ajuda muito.

E paralelo a isso eu uso bastante o PIPEFY. Criei um fluxo onde tem tarefas com o status a fazer, fazendo, em pausa, feito e arquivado. É exatamente o que eu preciso no meu dia a dia. E ali eu consigo inserir até quantas horas eu passei em uma determinada tarefa. Isto é, você consegue se preparar para os próximos meses, pois já sabe quanto irá despender do seu tempo aquela ação.

5- Faça pausas significativas no seu home office

Trabalhar home office requer também uma pausa para recarregar as baterias. Ler artigos relevantes para inspirar, aprender mais sobre o seu segmento e até mesmo praticar uma atividade física, são boas dicas para você fazer. Fazer uma pausa apenas para ficar no feed do Instagram ou Facebook vendo coisas sem fundamento pra você, não te trará nada de bom. Portanto, dê uma pausa para si mesmo de futilidades! E mais, o descanso mais frequente durante o dia eleva a produtividade.

Uma pesquisa aponta que uma hora de almoço não é o suficiente para um dia produtivo. O ideal é fazer intervalos a cada 20 ou 40 minutos.

A revista científica Organizational Dynamics realizou uma pesquisa que constatou que não ter uma pausa para comer ou relaxar é ruim. Isso porque quando a pessoa almoça tranquia, a produtividade aumenta, o sono melhora e o cansaço diminui.

6- Deixe o ambiente com um cheirinho bom no seu ambiente de trabalho em casa

Você já passou por aquelas lojas do Shopping super perfumadas com aquele cheiro que te chama para olhar e até mesmo entrar? Parece ser algo hipnotizante, não é? Para alguns pode ser enjoativo, mas isso é só uma questão de gosto pelo o aroma do perfume que está sendo utilizado. O processo de compra dessas lojas começa pelo emocional, e o cheiro de fato faz o cliente comprar. 

O marketing olfativo é mais uma estratégia para fazer o consumidor permanecer mais tempo na loja e observar com mais atenção a vitrine. Em um ambiente confortável faz toda a diferença nos processos de decisões. Então, a dica aqui é você deixar o seu espaço de trabalho para você trabalhar home office cheiroso também. Compre um cheirinho que você goste muito e faça um teste antes de comprar litros do mesmo cheiro. Veja se realmente você irá se sentir bem durante o dia todo sentindo aquele aroma.

7- Trabalhe com o que você goste em casa

Parece meio óbvio mas se você estiver trabalhando com o que você goste, tudo isso ficará muito natural. Você irá querer arrumar a sua mesa, fazer sua lista de tarefas, ter um ambiente cheiroso e tudo mais que eu citei acima. Por muito tempo eu estive em um ambiente corporativo lindo, em edifícios chiquérrimos, halls de entrada de luxo, mesa e cadeira de última geração, porém eu não estava satisfeita porque não era aquilo que eu queria fazer na minha vida.

Não adianta o melhor ambiente se você está fazendo algo que não te preenche! E se você deseja trabalhar em casa, esse é um item que poderia estar em primeiro lugar, mas com a ordem aqui não altera a importância de cada um, fica como ensinamento de que primeiro de tudo, busque o que te faça feliz! E acredite! Corra atrás para fazer dar certo e trabalhar home office será o objetivo mais realizador que você terá na sua carreira profissional.

Gostou desse artigo? Preparei com o maior carinho para vocês! Por isso, escreva seu comentário e me diga se teve algo aqui que acrescentou na sua rotina. Se eu pude ajudar com uma coisinha bem pequena, eu já fico feliz!

Até a próxima!

Elisangela R. Celli
CEO da EC2Elis Agência

Uma resposta

  1. Amei as dicas !! Realmente ter um espaço de trabalho organizado e de bem estar, traz inúmeros benefícios, tanto em produtividade, quanto a saúde mental !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes