Você está buscando trabalhar com Marketing Digital e trilhar a carreira como social media? É criativo, tem um computador, celular e muitas ideias ? Tem foco e força de vontade? Então é com você que eu quero falar.
Você já pensou em iniciar na Carreira como Social Media, profissional do Marketing Digital, seja conciliando com o emprego que você tem atualmente ou investindo totalmente Full Time (tempo integral de trabalho) nessa carreira, mas não sabe como?
Eu vou contar um pouco de como foi o meu início na carreira e quem sabe sirva de incentivo, para você que quer ganhar dinheiro iniciando nessa carreira. Afinal, o mercado está bombando e o que não falta é espaço para esse profissional do Marketing Digital atuar. E eu quero muito, poder ajudar você que não sabe por onde começar.
Deixa eu me apresentar primeiramente, eu sou a Elisangela Celli, fundadora e CEO da EC2Elis Agência Digital localizada em Florianópolis, no Vale do Silício brasileiro. A agência tem foco em expertise no Inbound Marketing e performance para os clientes. Nossa estrutura física é totalmente Home Office há 5 anos, desde o início da empresa. Isso fez e faz com que a gente consiga trazer um valor de investimento mais otimizado para nossos clientes, porém, com a mesma qualidade de uma agência média e/ou grande.
Essa foi a forma que eu encontrei para crescer, ganhar mais dinheiro e ao passar do tempo com a minha experiência no segmento e com o meu crescimento, consegui clientes com ticket médio maior. E assim a agência foi apresentando resultados surpreendentes.
Como Começar a carreira como Social Media ou Eugência Digital?
Há mercado para todos, acredite! As grandes agências não querem o cliente pequeno, por isso, você tem um mercado muito amplo, afinal o Brasil é formado por mais de 9.810.483 milhões de Microempreendedores Individuais e mais de 6.586.497 milhões de Micro Empresas.
Isso significa que quem deseja começar a trabalhar com marketing digital tem um mercado enorme para atingir. Há cliente pra todo mundo (que é bom). Mas, ainda separei algumas dicas valiosas para você começar, anota aí, põe em prática e comece agora:
Se você deseja iniciar sua carreira no marketing digital tem que pensar que existe uma demanda de empresas pequenas com pouco poder aquisitivo, como por exemplo: o restaurante do seu bairro, uma imobiliária pequena, uma academia, um salão de beleza, uma contabilidade que podem ser seus possíveis primeiros clientes.
Essas pequenas empresas precisam de um trabalho estruturado, com estratégias e que dê retorno. O que eu vejo é que essa grande parcela de empreendedores não têm acesso a um marketing digital de qualidade e valor. Hoje em dia, qualquer pessoa consegue fazer post para redes sociais, mas e a estratégia de marketing? E os anúncios de reconhecimento de marca, tráfego e conversão?
Além de todos esses argumentos que citei acima, você que está iniciando se sentirá muito mais à vontade para fazer uma apresentação comercial dos seus serviços. Isso porque qualquer coisa a mais que você tiver conhecimento, vai ser muito novo para esse tipo de cliente. E outra, o argumento que você levará sendo uma EUgência vai gerar o desejo muito maior de te contratar, afinal você está oferecendo algo diferente do que a grande maioria das pessoas que estão se aventurando na carreira do marketing digital.
2 – Dedique um tempo para prospecção
É necessário ter tempo para prospectar seus clientes de forma estratégica, com um plano já pré-estabelecido e com várias frentes de captação. No curso EUgência com cara de Agência, criei um módulo somente de Prospecção. Isso porque não existe empresa sem cliente e não há clientes sem prospecção. Eu não consigo imaginar um curso para se trabalhar com marketing digital sem um módulo que ensina uma linha de raciocínio para conseguir clientes.
De fato, um dos pilares do sucesso da EC2Elis Agência Digital ter se tornado de uma EUgência para uma Agência Digital, foi a minha experiência na área comercial. Isso porque me formei em Rádio e TV aos 22 anos, porém, já trabalhava no banco e muitas portas abriram-se para eu ganhar melhor na área comercial. Por 13 anos fechei negócios com grandes empresas, atuando na venda de serviços para B2B. Quando eu vi que eu não queria ficar na área comercial, fiz um curso de marketing digital de 3 meses e tentei estagiar em agências digitais, a qual não tive incentivo e muito menos oportunidades. Daí que abri a minha própria empresa, que em 2 meses estava ganhando a mesma coisa que quando eu trabalhava CLT na área comercial.
A minha vivência, expertise na área comercial e com negócios, foi o carro chefe para o meu início. Por isso, esse é o segundo item da minha lista para você iniciar sua carreira trabalhando como um social media.
3 – Seja uma pessoa organizada
“- Ah Elis, mas eu não sou organizada(o).” Não tem problema. Porém, você precisará de um passo a passo para começar. Você precisa ter processos pois, se não você não vai conseguir fazer tudo que um Social Media precisa fazer para trabalhar sozinho em casa.
4 – Tenha planos recorrentes com seus clientes
É muito importante fechar um plano recorrente com seu cliente. Esse pacote incluirá os seus serviços e anúncios. Sem os anúncios você não conseguirá trazer resultados para esses clientes, consequentemente não trará valor para ele, que possivelmente poderá vir a cancelar com sua empresa.
No curso “EUgência com cara de Agência”, tem um módulo somente de Onbording do cliente, isto é, tudo o que você precisa fazer para fechar clientes: proposta, modelos de contrato, modelo de pacotes e linha de raciocínio para explicar ao cliente tudo o que ele precisa para realmente ter resultados, mesmo que com o mínimo de investimentos.
5 – Tenha um Site e Blog
O seu site é sua vitrine. Por mais que as pessoas estejam nas redes sociais, os negócios são realizados através de um clique no link. Você já começa o fechamento de um cliente, quando ele olha o que você faz na sua própria empresa.
Você vai mostrar quais serviços oferece. O meu primeiro site, eu mesma que fiz, na plataforma Wix. Com o site você vai passar credibilidade e confiança para quem procura seus serviços. Comece com o que você tem! Depois você faz um site maravilhoso na plataforma WordPress com um desenvolvedor especialista. Porém, primeiro é necessário você capitalizar e fechar seus clientes recorrentes. Pense, como você vai vender marketing digital sem estar presente no mundo “digital”?
No Blog você poderá escrever conteúdos relevantes para o nicho que você for focar primeiramente. No início da minha EUgência, escrevi uma matéria para o setor imobiliário em Florianópolis. Como minha rede de networking recente era de proprietários de imobiliárias, eu enviei essa matéria via e-mail e consegui agendar reuniões de apresentação dos meus serviços, onde fechei os dois primeiros clientes da agência.
Eu ensino todas essas estratégias no curso que criei para quem quer ter ser um Social Media. Isso porque, como eu sempre falo, não tem empresa sem clientes. E se você vai trabalhar sozinho, não tem como fugir disso!
6 – Crie seu logotipo e tenha sua identidade visual
Qualquer empresa precisa ter um logotipo. Uma ótima opção para você mesma criar seu logotipo é no CANVA. Lá você pode soltar sua imaginação e criar sua identidade visual de cores também. Os seus posts e site tem que ter isso logo no início. Nós fizemos a nossa identidade visual com um designer apenas 2 anos depois que a agência estava prosperando. Não investi antes porque o meu projeto sempre foi ir fazendo aos poucos com o próprio lucro do meu negócio. Agora tenho uma logo linda e cores que me representam muito, mas antes também trabalhei com o que tinha. E deu super certo!
7- Esteja presente e ativo nas redes sociais sem nenhum cliente
Não importa se você não fechou seu primeiro cliente. É necessário estar presente. Foi assim que consegui o meu terceiro cliente, em menos de 3 meses da abertura da minha EUgência, na época (em 2016). Eram pessoas da minha rede de networking e devido ao meu movimento nas redes sociais, eles me chamaram para fazer uma reunião e acabamos fechamos o planejamento de marketing digital e de gestão digital mensal. Esses clientes ficaram na agência até a pouco tempo, isto é, mais de 4 anos.
Já pensou você querendo prospectar, vender seus serviços de marketing digital, mas seu cliente não te encontrar nas redes sociais? Ou se encontram suas redes estão abandonadas? Que confiança ele vai depositar para confiar na empresa dele? Nenhuma, claro!
Por isso, seja ativo no Facebook e Instagram, além de outras redes sociais como o LinkedIN, criando um calendário de conteúdos, essa é uma forma de começar a prospectar seus clientes e também gerar confiança e autoridade.
Seguindo todas essas dicas, você passará segurança para quem está te observando, mostrando que é uma agência organizada e estruturada e que irá prestar serviços de qualidade!
Para finalizar quero te dar um conselho de ouro: “Não coloque pedras no seu caminho” – Nós, muitas vezes, digo por experiência própria, já encontramos muitas pedras no nosso caminho. A primeira delas são pessoas falando que não vai dar certo, que você está doida.
Muitas portas irão ser fechadas também por você não ter experiência. Mas não desanime! Isso faz parte de todo o processo do seu início. Você TEM que passar por isso para ter mais garra de vencer.
Só VOCÊ pode dar o primeiro passo, COMECE AGORA!