Fluxo de nutrição: uma estratégia que fortalece o relacionamento com os clientes

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Um bom fluxo de nutrição pode ser o melhor caminho para fortalecer o relacionamento dos clientes com uma marca.

Quando falamos em entrar no mundo digital e criar um posicionamento nesse ambiente, é muito comum que se mencione a importante tarefa de gerar leads, ou seja, atrair potenciais clientes para a sua empresa.

Assim, ao oferecer um material para download, por exemplo, você pode obter o contato de pessoas que estão propensas a se relacionar com o seu negócio. 

Mas, após obter esse contato, o que fazer com ele? Como garantir que esse lead realmente crie um relacionamento com a marca?

É aí que entra o fluxo de nutrição. Continue a leitura que vamos explicar melhor essa estratégia!

Entendendo o fluxo de nutrição 

Como mencionamos, o fluxo de nutrição entra em cena no contexto de qualificação de leads, ou seja, o processo de conduzir esses contatos ao longo do funil de vendas, tornando-os cada vez mais aptos a se relacionarem com a sua empresa.

Para isso, é criado um fluxo de e-mails, que são enviados de forma estratégica a essas pessoas, criando um diálogo que busca levá-las a uma determinada ação.

A forma como isso é feito depende do momento em que elas se encontram na jornada de compra, que reflete diretamente no funil de conteúdo criado. 

Por exemplo, se uma pessoa acabou de conhecer a sua marca, talvez ainda não seja a hora de oferecer descontos em produtos e divulgar promoções, já que esse consumidor ainda precisa conhecer melhor suas soluções e entender como elas podem impactá-lo.

Nesse contexto, pode ser mais eficaz produzir e-mails que falem a respeito das dores do seu público, abordar temas relacionados ao seu setor e oferecer conteúdos mais informativos.

Assim, o fluxo de nutrição deve ser planejado de forma estratégica e levar em conta o percurso que um lead faz até se tornar, de fato, um cliente.

Por que criar um fluxo de nutrição?

Ao implementar essa estratégia, você passa a conduzir seus clientes em potencial na direção certa, fazendo com que passem por diferentes estágios do funil, até que cheguem ao momento de comprar seu produto ou contratar seu serviço.

Ou seja, uma das principais vantagens de criar um fluxo de nutrição é a possibilidade de melhorar as suas taxas de conversão e aumentar as vendas.

Além disso, essa é uma estratégia que utiliza recursos como a segmentação dos seus leads e a automatização dos envios.

Dessa forma, você pode elaborar diferentes e-mails para grupos que se encontram em estágios distintos do funil de vendas e enviá-los de forma automática para todos eles, o que dá um direcionamento melhor ao conteúdo, mas também otimiza o seu tempo operacional.

Descubra os passos essenciais para criá-lo

Tudo começa com a tarefa de gerar leads. Assim, quando você disponibiliza algum tipo de formulário para coletar contatos, lembre-se de incluir outras informações relevantes para a sua estratégia.

Dados mais completos são essenciais para a criação da sua persona, que ajudará a produzir e-mails com um direcionamento mais eficaz e pessoal, capaz de gerar mais impacto sobre os seus futuros clientes.

Além de conhecer as dores, interesses e o perfil dos leads, também é importante levar em conta o momento em que se encontram na jornada de compra.

Todos esses elementos devem ser considerados no momento de definir o tom da comunicação e a linguagem utilizados, buscando sempre produzir um conteúdo que proporcione uma interação mais pessoal com o destinatário.

Para ter os melhores resultados, vale a pena contar com a ajuda de quem entende do assunto.

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