Alavancar a carreira de social media é o desejo de muitas pessoas que estão trabalhando na área. É preciso ter um diferencial.
Não basta só fazer post em rede social e esperar resultado, ser um profissional de mídias sociais é muito mais que isso.
Esse profissional está na linha de frente do Marketing Digital de uma empresa. Ele é capaz de trazer muito resultado, mas também pode fazer uma empresa perder tempo. Ou seja, o social media precisa ser totalmente criativo, estrategista, detalhista e observador.
Quer empreender trabalhando com Marketing Digital? Preste atenção nas dicas a seguir para alavancar a a carreira.
O que REALMENTE faz um Social Media?
- Pesquisa para conhecer o nicho do cliente.
- Está por dentro das mudanças que o mercado digital impõem.
- Cria estratégias dos posts, textos e artes.
- Analisa os dados dos posts publicados.
- É responsável por anunciar os conteúdos.
Quem já está dentro tem oportunidades incríveis, pois o avanço da tecnologia no Brasil impulsionou os empreendedores a estarem estrategicamente nas redes sociais, o que abriu mais portas.
No entanto, é necessário ser diferenciado, estudar para alavancar a carreira neste momento de ascensão, porque também abriu portas para novos profissionais.
De acordo com uma pesquisa publicada pelo Linkedin – sobre as 15 profissões emergentes no Brasil em 2020, o gestor de mídias sociais está em 1º lugar no ranking. Isso significa que a profissão está em alta, e se você está começando agora e quer alavancar a carreira, precisa aproveitar esse momento que o mercado está superaquecido.
Para alavancar a carreira o social media precisa entender o que o mercado procura
As empresas que contratam social media atualmente procuram um profissional com graduação, qualificações e experiências! Existem muitas vagas nas empresas, mas sem essas qualificações dificilmente qualquer pessoa consegue ser um Social Media.
Você por acaso tem tudo isso que buscam para trabalhar na área? Você hoje preenche estes requisitos? Tenho certeza que muitos iriam responder que não. A grande maioria são pessoas que estão buscando essa profissão exatamente pela ascensão e procura da mesma.
Fazendo uma pesquisa rápida de salários de um social media contratado por uma empresa, a renda média gira em torno de R$2.000,00 mensais.
Aproveite o momento para alavancar a carreira e ganhar mais.
Se você tem criatividade e é uma pessoa proativa, tem a oportunidade de empreender! Ganhar muito mais do que contratado por uma empresa (se você for iniciante).
Acredite, você pode ser um Social Media qualificado e alavancar a carreira empreendendo!
Erros que um Social Media pode cometer no início de carreira
Não vender resultados e sim pacotes de serviços
Você precisa gerar valor para o seu cliente, ele precisa ver resultados e não te cobrar pela quantidade de serviços oferecidos em um pacote e sim pelo resultado que você se propôs a fazer alcançá-lo.
Não perguntar os objetivos do cliente antes do planejamento:
Pergunte para o cliente logo na etapa inicial, qual o objetivo dele!
Exemplos:
- aumentar vendas para o serviço ou produto X;
- aumentar oportunidades de negócios;
- agendar avaliação/visita;
- converter leads para relacionamento com a ação de baixar e-book etc.
Essas perguntas são cruciais para você fazer o planejamento de forma assertiva para alcançar os objetivos do cliente.
Não fazer o planejamento:
Nunca deixe de fazer o planejamento. É neste momento que você traça vários objetivos como:
– Identificar a persona do cliente, as dores, o que consome.
– Criar uma linha editorial com os conteúdos que serão falados nas redes sociais.
– Fazer o calendário de conteúdo.
– Pesquisar as palavras chaves mais buscadas no Google.
– Fazer a apresentação do planejamento para o cliente.
– Ter a validação do cliente para partir para a ação.
Postar o que o cliente pede e não o que você planejou e ele validou:
Para ser um social media rentável é preciso fazer um planejamento, isso você já sabe, certo? O cliente precisa ser educado para saber que existe todo um planejamento por trás dos conteúdos que serão postados.
Preste atenção para não se perder. O cliente não para de mandar ideias que não vão funcionar para o objetivo dele. Ele não tem essa visão que você deve ter. Repassar pra o cliente e o lembrar sobre o planejamento.
Contar sua estratégia para o prospect
Não entregue o ouro, venda o planejamento digital que contém a sua estratégia. Não passe as suas estratégias em reunião comercial de fechamento de contrato.
Acredite, há muita gente de má fé, que vai pegar a sua ideia e pagar um profissional mais barato, que somente realiza o operacional do negócio. A ideia para você alavancar a carreira é ser aquele social media que faz a estratégia.
Seja um Social media de Alta Performance como uma Agência para alavancar a carreira
Você já tem o seu próprio website? Se a resposta for não, precisa entender que um social media que trabalha para uma agência faz tudo para os clientes da agência. Logo, a agência possui um website, redes sociais e todos os seus clientes também. Por que logo você que está empreendendo, trabalhando sozinho não está fazendo a mesma coisa para a sua própria empresa?
Analise se você não está se mostrando como um profissional caseiro e se pergunte: você deixaria o seu negócio na mão de qualquer pessoa?
A grande verdade é que somente o dono do negócio tem um zelo maior do que qualquer outra pessoa. Por isso, comece a agir como dono do seu negócio. Além do mais, ter um site é ter a sua própria casa, entenda a diferença entre site e redes sociais.
Seu Site
- Suas regras.
- Sempre ativo (24 horas no ar aparecendo no Google e para quem clica nele nos links de redes sociais).
- Poste o que faz sentido para a sua empresa. As redes sociais têm suas próprias políticas de privacidade.
Redes Sociais
- Regras deles.
- E se apagarem o seu perfil?
- Tem que seguir as diretrizes deles. E “aí” de você sair da política de privacidade.
Lembre-se que estar apenas nas redes sociais é um erro grave de um social media. Outro erro é não estudar e achar que já sabe tudo.
Adquirir conhecimento sempre fará você ser um profissional de qualidade, se destacando dos demais. Desta forma, você conseguirá dar resultados reais para os clientes, consequentemente, conseguirá alavancar a carreira.
Você pode aprender agora a ser um social media de alta performance e alavancar a carreira ou ser condenado a mesmice da grande maioria dos que estão se intitulando “profissionais de redes sociais” e acreditam estar fazendo marketing digital. Infelizmente estão sendo substituídos por verdadeiros profissionais de alta performance.
Se você chegou até aqui, creio que deseja ser esse profissional diferenciado. Convido para aprender a iniciar sua carreira como social media, trabalhando de casa com a sua EUgência. Conheça o nosso curso de Formação de Eugências Digitais.
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