Investir em inbound marketing é um passo fundamental para qualquer marca que deseja se posicionar de forma impactante no ambiente digital.
Essa estratégia está voltada para a atração dos clientes, ou seja, na aplicação de técnicas que façam com que os usuários da internet cheguem até as soluções da empresa.
Isso envolve diversas ações, como a criação de sites institucionais, desenvolvimento de estratégias de comunicação nas redes sociais, e-mail marketing e produção de conteúdos para blogs.
Apesar de esse ser um caminho muito vantajoso, muitas marcas ainda têm receio de entrar no mundo digital e adotar ações como essa.
É por esse motivo que preparamos este conteúdo, com todos os dados de que você precisa para se convencer de que investir em inbound marketing é o melhor caminho para a sua empresa. Confira!
Vantagens e benefícios de investir em inbound marketing
Para entender a eficácia de uma estratégia, nada melhor do que ver, na prática, quais são os resultados obtidos por ela. Confira alguns dados importantes para compreender a importância de investir em inbound marketing:
Eficácia comprovada
A eficiência dessa estratégia pode ser notada a partir da experiência das empresas que já aplicaram e obtiveram excelentes resultados.
Em uma pesquisa realizada pelo Hubspot, 68% das marcas que aplicam essa estratégia afirmam acreditar que ela se trata da abordagem mais eficaz em comparação a outros tipos de marketing.
É por isso que esse é um caminho tão popular. A pesquisa Panorama de Marketing 2023 aponta que, entre 1600 organizações entrevistadas, 91% já começaram a investir em inbound marketing.
Melhores canais disponíveis
Ao desenvolver estratégias de marketing, é possível optar por diferentes canais, sejam eles online ou offline.
Quando falamos dessa abordagem específica, o foco está nos espaços em que é mais provável atrair a atenção do público-alvo da marca, despertando seu interesse pelas soluções oferecidas.
Entre esses canais, podemos mencionar o e-mail marketing, as redes sociais e os blogs, que são apontados pelos especialistas como os mais eficazes.
Geração de leads superior ao marketing tradicional
Gerar leads significa atrair novos contatos, que poderão se tornar clientes da sua marca, o que consiste em um processo importante para aumentar as vendas e obter um ótimo desempenho no mercado.
Investir em inbound marketing também contribui nesse sentido, como apontam os dados da Demand Metric, segundo os quais essa abordagem gera 3 vezes mais leads que o marketing tradicional.
É por meio dos canais online, como redes sociais, sites e blogs, que as marcas estabelecem o primeiro contato com seus futuros clientes, especialmente a partir da disponibilização de conteúdos relevantes para esse público em um bom fluxo de nutrição.
Redução de custo médio por lead
Ainda falando em leads, vale a pena mencionar que essa abordagem pode trazer uma economia considerável para o processo de atração desses contatos.
Estudos da Eloqua mostram que o seu custo médio de aquisição diminui em 80% após 5 meses de aplicação das estratégias de inbound marketing.
Fortalecimento da autoridade de marca
As estratégias aplicadas nessa abordagem, especialmente a produção de conteúdo, estão diretamente ligadas ao valor e à percepção da marca frente ao seu público-alvo.
Sendo assim, essas ações fortalecem a sua autoridade no mercado e geram mais credibilidade, auxiliando na construção de uma imagem bastante positiva aos olhos dos clientes.
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