Ao estruturar uma campanha de marketing digital, é preciso ter em mente que o tráfego orgânico impulsiona o tráfego pago.
Assim, embora muitas pessoas subestimem a necessidade de aplicar ambas as estratégias, elas funcionam de forma complementar, trazendo resultados muito melhores quando são combinadas.
Nesse sentido, vale a pena entender como elas podem ser exploradas de forma mais eficiente, gerando mais visibilidade e credibilidade para a marca, o que influencia diretamente o seu número de conversões.
Para entender como o tráfego orgânico impulsiona o tráfego pago e como explorar essas duas estratégias de forma conjunta, continue a leitura deste post!
Como o tráfego orgânico impulsiona o tráfego pago?
Para entender como o tráfego orgânico impulsiona o tráfego pago, é importante ter em mente o que cada um desses termos significa.
O primeiro se refere aos acessos que uma marca recebe de forma espontânea, como nos casos em que o usuário clica no seu post ao fazer uma pesquisa no Google. Já o segundo se refere aos acessos recebidos a partir de anúncios pagos.
Utilizar essas estratégias de maneira integrada garante que a marca tenha os resultados imediatos promovidos pelo tráfego pago, sem perder de vista a importância que o tráfego orgânico desempenha sobre a credibilidade da empresa.
Produzir conteúdos relevantes para o público-alvo, por exemplo, faz com que a marca crie uma imagem de mais confiança e sabedoria, o que influencia a decisão de compra dos usuários que chegam a partir de anúncios.
Por isso, aplicar ações de forma integrada e investir em ambas as frentes traz resultados muito melhores do que subestimar o potencial de uma delas.
Estratégias para potencializar o seu tráfego
Agora que você já sabe como o tráfego orgânico impulsiona o tráfego pago, é hora de entender como isso pode ser colocado em prática.
Para obter os resultados que mencionamos, é preciso investir em algumas ações-chave, que ajudarão a melhorar a presença digital da marca e aumentar seu número de conversões. Confira algumas delas:
Otimização de SEO on-page e off-page
Tudo começa com a aplicação de técnicas de Search Engine Optimization (SEO), ou “otimização para motores de busca”.
A ideia é fazer com que os conteúdos se saiam melhor no ranqueamento realizado por mecanismos de pesquisa como o Google, levando o site da empresa para posições melhores entre os resultados exibidos.
Isso envolve a aplicação do SEO on-page, por meio da otimização de palavras-chave, do uso de meta tags e de melhorias na velocidade do site, mas também do SEO off-page, como no uso de backlinks de qualidade.
Criação de conteúdo relevante e de qualidade
Para ver de perto como o tráfego orgânico impulsiona o tráfego pago, é essencial que o site da empresa conte com conteúdos relevantes e de qualidade, que atraiam os acessos dos usuários.
Dessa maneira, é possível criar uma base sólida de visitantes interessados que podem ser convertidos em clientes, melhorando a visibilidade da empresa e a sua credibilidade frente ao público.
Utilização de técnicas de CRO (Otimização da Taxa de Conversão)
Por fim, não esqueça da importância das técnicas de CRO, que correspondem a uma forma sistemática de otimizar a performance de um site, especialmente em relação à sua taxa de conversão.
Alguns exemplos de ações que podem ser aplicadas para atingir esse objetivo são a realização dos testes A/B e a otimização de páginas de destino.
Dessa forma, fica mais fácil melhorar a conversão de visitantes em clientes, tanto para o tráfego orgânico quanto para o pago.
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